10 de junho de 2011

Um cantinho, um violão – 80 anos de João Gilberto

     
      João Gilberto – o pai da Bossa que não é mais nova  – completa 80 anos. Nasceu em Juazeiro, indisciplinado, talvez com um comportamento anti-musical, queria ser crooner, foi para o Rio de Janeiro e lá sua patota era formada pelo Maestro Soberano, pelo Poetinha, pela Divina e uns outros universitários da classe média que só queriam saber de fazer música: nascia a Bossa Nova. 
      Sisudo, gênio controverso, ame-o ou odei-o! Musicalmente perfeccionista... Ar-condicionado não pode; barulho também não; longe com os engenheiros de som e mixagens; que as distorções passem longe;  João canta baixinho, tem uma batida diferente no violão, não falem em seu show... Não tem discussão: ele vai parar tudo, vai se levantar e partir com sua música.
      Arrogância, loucura, capricho de um músico único e genial? Vai saber...
     Já diria Sérgio Cabral "nenhuma figura da música popular brasileira esteve tão perto da perfeição". É... isso é João Gilberto, isso é bossa-nova, isso é muito natural. Ele pode desafinar na relação com a imprensa e com o público, ele pode! Seus "maus modos" são perdoados quando sua voz e o violão tocam nossos ouvidos: um som, uma musicalidade sofisticada e graciosa. Sim, meus caros, no peito de João Gilberto também bate um coração, ele é o fino da bossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário