23 de agosto de 2010

Minhas experiências

      Ensinar! Nunca pude imaginar o quão prazeroso é poder passar algum conhecimento para outra pessoa, mas desde a última semana venho experimentado essa sensação.
      Já havia dado aulas particulares de Literatura e Gramática para amigos, uma coisa bem tranquila e sem compromisso... Dessas experiências, nunca senti que estava ensinando, apenas estava ajudando.
      Durante a licenciatura em Letras tive oportunidade de estagiar em salas do ensino fundamental II ao médio e confesso que fiquei apavorada. A cada sala que entrava minha vontade era de sair correndo e um pensamento tomava conta de mim: Não quero dar aula, não quero me tornar professora.
      Sinceramente, ainda não quero... Mas confesso que pela primeira vez na vida fiquei feliz em poder ensinar alguém. É uma experiência de trabalho, uma espécie de treinamento. Estou ensinando um garoto que trabalha em outra área a lidar com as coisas que dizem respeito ao departamento em que trabalho. Se ele for bem poderá melhorar de cargo...
      Esse garoto desde que soube que aprenderia outra função ficou com um sorriso no rosto, um brilho diferente no olhar... Ele faz perguntas, ele anota, ele quer fazer sozinho, quer mostrar que aprendeu! Nunca havia visto alguém tão interessado em aprender, aprender com tanta vontade e dedicação.
      Toda vez que o treinamento acaba e ele sai da sala dizendo um "muito obrigado", sou tomada por uma enorme satisfação, uma satisfação de que fiz algo útil por alguém... Essas experiências ensinam aos que ensinam também.
      Espero poder sentir essa satisfação do ensino mais vezes, e espero que hajam muito garotos como esse. Garotos que ganhem uma oportunidade de aprender, agarrem essa oportunidade e cresçam!


Porque só o ensino pode renovar nossas esperanças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário