10 de maio de 2010

MINHAS DESPEDIDAS



Quando Fevereiro chegou ao fim! Os desfiles de carnaval acabaram e nós conhecemos os vencedores carnavalescos. Parabéns à Rosas de Ouro em São Paulo e parabéns à Unidos da Tijuca no Rio de Janeiro.

Mas alegrias à parte, o mês se fechou com duas grandes perdas, uma para o mundo do samba e outra para o mundo das Letras: Walter Alfaite e José Mindlin. São duas personalidades que merecem ser homenageadas.

Aos 79 anos, o sambista Walter Alfaite deixou este mundo e foi deixar o céu mais elegante. Walter Nunes de Abreu desde de criança quis ser sambista, mas ao 13 anos de idade se iniciou na alfaiataria e foi essa a profissão que exerceu durantes muitos anos. Mas o samba fazia parte de seu destino! Foi na década de 60 que começou a costurar seu nome no samba em rodas de samba no Teatro Opinião e em grupos como Os Autênticos e Reais do Samba! Mauro Duarte foi o seu grande parceiro desde esses anos! Antes de ganhar a alcunha de Alfaiate, foi o Walter Sacode por cantar o samba “Sacode Carola”. Walter Alfaite ganhou reconhecimento ao ser gravado por nomes como Paulinho da Viola! Cultuado pelos grandes sambistas do Rio de Janeiro, membro da Velha Guarda da Portela, com mais de 200 sambas compostos, Walter Alfaiate nunca foi reconhecido pelas grandes gravadoras… Mas o Brasil agradece pelo primor de suas letras, pela elegância de seus sambas!

Uma vida toda dedicada a colecionar livros! Eis José Ephim Mindlin que aos 95 anos de idade foi deixar o céu mais culto. Mindlin foi advogado (formado no Largo São Francisco), empresário e bibliófilo. Colecionando livros desde os 13 anos de idade, Mindlin acumulou mais de 38 mil obras, algumas rarissímas e acreditando que os livros são um bem público doou em 2006 toda sua coleção de obras brasileiras à Universidade de São Paulo. Foi em 2006 também que Mindlin passou a ocupar a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, tornando-se um imortal. Diga-se de passagem, dos anos 90 para cá é um dos poucos intelectuais que realmente mereceu se tornar um imortal…

Salve Walter Alfaiate! Salve José Mindlin! O mundo com certeza se tornou melhor com a passagem que tiveram por aqui, o céu recebe duas grandes almas da cultura brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário